segunda-feira, 12 de julho de 2010

Titãs - a vida até parece uma festa


título original:Titãs - A Vida Até Parece uma Festa
gênero:Documentário
duração:01 hs 40 min
ano de lançamento:2009
estúdio:Academia de Filmes / Caso 5
distribuidora:Moviemobz
direção: Branco Mello , Oscar Rodrigues Alves
roteiro:Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves
produção:Angela Figueiredo e Paulo Roberto Schmidt
edição:Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves

elenco:
Arnaldo Antunes
Branco Mello
Tony Bellotto
Charles Gavin
Marcelo Fromer
Sérgio Britto
Paulo Miklos
Nando Reis

Comentário breve:

Nada mais que um punhado de gravações caseiras realizadas por Branco Mello desde os primórdios da banda, editadas de modo não cronológico e sem quaisquer pretensões informativas, elucidativas ou mesmo de homenagear sua história, o valor desse filme sobre os Titãs é de caráter puramente doméstico – e quando digo isso, o equivalho àqueles filmes que os casais fazem de seus filhinhos pequenos para tempos depois assistirem cheios de carinho e doce nostalgia.
Exatamente devido a isso, trata-se de uma relíquia única para os fãs. Para os fãs de verdade. O quê despretensioso de Titãs – a vida até parece uma festa (por sinal absolutamente coeso com o título) concede ao documentário um tom descontraído que permeia o próprio imaginário popular criado em torno da banda – é esse o clima de seus shows (e eu sei porque já tive a felicidade de assistir a um show deles), e é o clima mesmo da sua história. Qualquer tom didático seria, aqui, não apenas excessivo e desnecessário, mas intrinsecamente incabível.
Esse belíssimo retrato do que foi e ainda é uma das principais e mais geniais – na minha sincera opinião – banda brasileira de rock dos anos 80 é exatamente aquilo que deveria ser. E não agradará a todos – mas aos verdadeiros fãs não restará mais do que assistir diversas vezes, com todo o carinho e a doce nostalgia de verdadeiras mães.

Titãs - a vida até parece uma festa foi indicado a melhor trilha sonora e melhor edição-documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário